Nossos Valores

A clínica Bem-Me-Quer possui alguns pilares que sustentam a visão e mostram como é a abordagem dos pacientes.

Tratamento multidisciplinar

Contando com uma equipe extremamente completa, buscamos sempre tratar as crianças e adolescentes na sua integralidade.

Atendimento centrado no paciente

O paciente é nossa prioridade. Por isso, contamos com um ambiente que possibilita conforto e eficácia no tratamento de qualquer patologia.

Foco no Crescimento saudável

O pediatra cuida de bebês, crianças e adolescentes até a idade de 18 anos. Uma vez que lidamos com o paciente por muitos anos, focamos em ajudá-lo a se desenvolver de maneira saudável e consistente.

Sobre a especialidade

Você já ouviu falar em gastroenterologia pediátrica?

Trata-se da especialidade que atende crianças com doenças e disfunções relacionadas ao aparelho digestivo (boca, esôfago, estômago, intestino, ânus, além de órgãos anexos como fígado e pâncreas). Atua na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico de doenças como alergias alimentares, refluxo gastroesofágico, constipação intestinal, gastrites, esofagites, doença inflamatória intestinal, diarreias, intolerâncias alimentares, como intolerância à lactose, entre outras. Também atua na indicação de Gastrostomia e realiza acompanhamento de crianças gastrostomizadas, orientando cuidados com a sonda e com a dieta enteral.

Principais Atendimentos

Refluxo Gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico (RGE) é definido como o retorno de conteúdo gástrico para o esôfago, com ou sem regurgitação e/ ou vômito.
Embora seja uma condição que preocupe muito os pais e que representa uma queixa muito frequente no consultório de gastroenterologia, o RGE, em geral, é um processo fisiológico normal que pode ocorrer principalmente em recém-nascidos e lactentes. Deve-se ficar atento quando está associado com sintomas como, irritabilidade, baixo ganho de peso, recusa alimentar e nestes casos, pode representar uma doença (DRGE).
Portanto, a maioria dos lactentes regurgitam nos primeiros meses de vida, sem que isso signifique doença. O especialista é importante para evitar que ocorra exageros no diagnóstico e no tratamento da doença.

Constipação instestinal

A constipação intestinal constitui um problema frequente na população pediátrica. A criança pode apresentar evacuações de fezes volumosas com muita dificuldade e dor ou a presença de fezes impactadas no exame físico. Além disso, a constipação pode ser reconhecida a partir de suas complicações, principalmente o escape fecal e a dor abdominal recorrente. A duração do tratamento é variável. Muitas vezes consiste na reeducação da criança para o uso do sanitário, além de mudanças alimentares. O uso do medicamento também pode ser indicado em alguns casos.

Dor Abdominal Recorrente

A dor abdominal recorrente é um problema comum no consultório de gastroenterologia infantil e atinge, principalmente, crianças entre 4 e 12 anos , e causa muitas vezes um sofrimento prolongado nas crianças e familiares quando a causa não é imediatamente esclarecida. É necessário diferenciar a dor abdominal de causa orgânica da dor abdominal funcional. Esta última, apesar de não ser encontrada uma alteração orgânica, é importante esclarecer aos familiares que a dor existe e o tratamento cognitivo e comportamental pode ter efeito promissor nestes pacientes. Já o tratamento da dor abdominal orgânica deve ser diferenciado para cada etiologia do processo doloroso.
Entre as causas da dor abdominal recorrente podemos citar a constipação intestinal, a intolerância à lactose, parasitoses, doença celíaca, esofagite eosinofílica, doença inflamatória intestinal e úlcera gástrica ou duodenal.
O especialista é importante para evitar o tempo prolongado para o diagnóstico, além de diminuir o excesso de exames através da indicação específica baseada na avaliação clínica.

Marque já sua consulta!

É muito comum que bebês, crianças e adolescentes possuam doenças relacionadas ao aparelho digestivo, especialmente no estômago e no intestino. Por isso, na hora de marcar uma consulta é sempre melhor optar por um profissional especializado no assunto, uma vez que assim você conta com muito mais segurança no tratamento de qualquer problema. 

sobre a profissional

Dra. Fabrícia Regina Queiroz Coelho

Graduada em medicina pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – Faseh em 2011. Possui residência em Pediatria pelo Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais – HPM-MG e residência em Gastroenterologia Pediátrica pelo Hospital Infantil João Paulo II/ FHEMIG. Atua no corpo clínico de Pediatra e Gastroenterologista Pediátrica do Hospital Felicio Rocho.

fale com a gente

  • Para agendar uma consulta ou tirar suas dúvidas, basta entrar em contato conosco por telefone ou preencher o formulário ao lado.
  • Rua Turmalina, 448, Prado - Belo Horizonte - MG

blog

Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.
Dra. Janaina Forteslino Belo – Pediatria – CRM 53178