Nossos Valores

A clínica Bem-Me-Quer possui alguns pilares que sustentam a visão e mostram como é a abordagem dos pacientes.

Tratamento multidisciplinar

Contando com uma equipe extremamente completa, buscamos sempre tratar as crianças e adolescentes na sua integralidade.

Atendimento centrado no paciente

O paciente é nossa prioridade. Por isso, contamos com um ambiente que possibilita conforto e eficácia no tratamento de qualquer patologia.

Foco no Crescimento saudável

O pediatra cuida de bebês, crianças e adolescentes até a idade de 18 anos. Uma vez que lidamos com o paciente por muitos anos, focamos em ajudá-lo a se desenvolver de maneira saudável e consistente.

Sobre a especialidade

Você já ouviu falar de
nefrologia pediátrica?

É a especialidade dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico de doenças relacionadas ao trato urinário. O trato urinário é composto, simplificadamente, pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. As doenças do trato urinário podem se manifestar de diversas formas como infecções urinárias, pressão arterial alta, incontinência urinária ou dificuldade para urinar, sangue eliminado junto com a urina, perda de proteína ou outras substâncias anormais na urina, cálculo renal, nefrite, malformação renal congênita, menigomielocele. O pediatra ou neonatologista encaminhará a criança ao especialista em nefrologia pediátrica quando apresentarem sinais e sintomas indicativos de alguma anormalidade renal. 

Principais Atendimentos

Infecção Urinária

As infecções do trato urinário geralmente ocorrem na bexiga ou na uretra, mas as infecções mais graves envolvem o rim. A infecção na bexiga pode causar dor pélvica, aumento da vontade de urinar, dor ao urinar e sangramento na urina. A infecção nos rins pode causar dor nas costas, náuseas, vômitos e febre. Dos dois aos seis anos, além dos sintomas mais comuns, é possível encontrar outros mais específicos, como aumento das idas ao banheiro para urinar, ardor ao urinar e dificuldade ou impossibilidade de controlar a saída da urina.

Cálculo Renal

Os cálculos renais são massas sólidas formadas por minerais e sais ácidos que se aglutinam na concentração da urina. A passagem pelo trato urinário pode ser dolorosa, mas eles geralmente não causam danos permanentes. O sintoma mais comum é uma dor intensa, normalmente no lado do abdômen, frequentemente associada a náuseas. Em crianças, o problema tem se tornado mais comum devido à alimentação, que geralmente é cheia de sódio, e ao baixo consumo de água.

Marque já sua consulta!

Os pais devem procurar o especialista ao notarem alterações na urina como, por exemplo, intervalos longos sem ir no banheiro; idas ao banheiro em intervalos muito curtos; jato de urina fraco e com pausas; presença de dor ou ardência para urinar; presença de espuma, sangramento ou partículas visíveis na urina. Deve-se considerar ainda o histórico familiar de cistos nos rins ou doença renal hereditária e observar se está havendo dificuldade no desfralde da criança.

sobre a profissional

Dra. Vívian David Araujo

Graduada em medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em 2007. Possui residência médica em Pediatria pelo Hospital Infantil João Paulo II/ FHEMIG concluída em 2011 e título de pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria (2011). Também possui residência médica em Nefrologia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas da UFMG (2013) e curso Nefropatologia pela Universidade Federal do Triângulo mineiro (2013). Faz parte do corpo clínico da pediatria com atuação em nefrologia pediátrica no Hospital Felicio Rocho e no corpo clínico da nefrologia pediátrica do Hospital Belo Horizonte.

fale com a gente

  • Para agendar uma consulta ou tirar suas dúvidas, basta entrar em contato conosco por telefone ou preencher o formulário ao lado.
  • Rua Turmalina, 448, Prado - Belo Horizonte - MG

blog

Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.
Dra. Janaina Forteslino Belo – Pediatria – CRM 53178